Stella garante a Piastri que ele ainda pode ser campeão

Apesar do revés no Catar, a disputa pelo título continua, afirma o chefe da McLaren

Um erro de estratégia da McLaren custou caro a Piastri, deixando-o em terceiro lugar na classificação geral. Foto: Divulgação

DOHA, 1 de dezembro (Reuters) – Oscar Piastri foi injustiçado ao perder a vitória no Catar, mas o australiano pode se inspirar na história para tentar se tornar campeão de Fórmula 1 no próximo fim de semana, segundo Andrea Stella, chefe da McLaren.

O piloto de 24 anos fez tudo certo no circuito de Lusail, vencendo o sprint de sábado a partir da pole position e liderando a corrida de domingo também na pole position, até que um erro na estratégia da equipe o obrigou a se contentar com o segundo lugar, atrás de Max Verstappen, da Red Bull.

O australiano disse estar sem palavras com o ocorrido e a McLaren rapidamente se desculpou pelo erro que o deixou em terceiro na classificação geral, 16 pontos atrás do companheiro de equipe Lando Norris, que terminou em quarto. Verstappen está em segundo, 12 pontos atrás do líder.

“Claramente, Oscar estava no controle da corrida e merecia vencer, e nós também perdemos o pódio com Lando”, disse Stella aos repórteres.

“Oscar, do ponto de vista dos pontos, está definitivamente em condições de ganhar o título”, acrescentou o italiano.

“Já vimos na história da Fórmula 1 que, quando se tem esse tipo de situação, às vezes é o terceiro carro que acaba vencendo.”

Lições dos campeonatos de 2007 e 2010

Stella, que se juntou à McLaren depois de anos na Ferrari, falou com base em sua experiência pessoal.

Em 2007, Kimi Raikkonen, da Ferrari, conquistou o campeonato após chegar à última corrida em terceiro lugar na classificação geral, atrás de Fernando Alonso, da McLaren, e do estreante Lewis Hamilton, que terminaram empatados em pontos, perdendo por apenas um ponto.

Em 2010, Sebastian Vettel conquistou o primeiro de seus quatro campeonatos com a Red Bull, após chegar a Abu Dhabi em terceiro lugar, atrás de seu companheiro de equipe Mark Webber, atual empresário de Piastri, e de Alonso, que na época já estava na Ferrari.

A McLaren afirmou estar ciente dos precedentes, mas que não abandonará a política de tratar seus pilotos como iguais, e Stella enfatizou que Piastri terá liberdade para correr enquanto ainda tiver chances de conquistar o título.

“Vamos deixar os pilotos em condições de competir entre si, mas acima de tudo, o que é importante para nós é que estejamos em condições de vencer Verstappen com um dos nossos dois pilotos”, acrescentou.

“Queremos ser justos com nossos pilotos, queremos correr com integridade e queremos correr de uma forma que não surpreenda nossos pilotos.”

“Portanto, entre agora e Abu Dhabi, haverá novas conversas com Lando e Oscar. Confirmaremos nossa abordagem para a corrida, mas certamente o que posso dizer é que, se algum dos pilotos estiver em condições de buscar o título, respeitaremos isso.”

Compartilhar este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *