Procon Alece firma convênios com Beberibe e Cascavel para ampliar atendimento no Interior do Ceará

Municípios do litoral leste e outras cidades renovam parceria para fortalecer a defesa do consumidor no Estado.

Deputado Simão Pedro; o presidente da Câmara Municipal de Cascavel, Sebastião Uchoa; o presidente da Alece, Romeu Aldigueri; o presidente do Procon Alece, deputado Fernando Hugo; e a diretora do Procon Alece, Valéria Cavalcante. Foto: Júnior Pio.

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Procon Alece, assinou na manhã desta quinta-feira (12/02), no Salão Nobre da Presidência, convênios para a implantação e renovação de núcleos do órgão em quatro municípios cearenses: Acaraú, Beberibe, Cascavel e Deputado Irapuan Pinheiro. Beberibe, Cascavel e Acaraú renovaram os acordos já existentes.

A iniciativa busca ampliar o acesso da população aos serviços de orientação, mediação de conflitos e defesa dos direitos do consumidor, fortalecendo a atuação do Procon Alece no interior do Estado.

O presidente da Alece, Romeu Aldigueri (PSB), destacou a importância da expansão do serviço e lembrou que o órgão completa 25 anos de atuação. “Só em 2025, o Procon Alece realizou 25 mil atendimentos. Esperamos continuar renovando o órgão e firmando novos convênios para levar os serviços da Alece aos cidadãos cearenses”, afirmou.

O deputado Fernando Hugo (PSD), presidente do Procon Alece e da Comissão de Defesa do Consumidor, ressaltou que o órgão funciona como um “tentáculo vivo” da Casa do Povo junto à população. “Hoje temos 30 câmaras municipais conveniadas, às quais fornecemos toda a orientação técnica e jurídica necessária. Permanecemos de braços abertos na Capital para recepcionar demandas que surjam nesses municípios do Ceará”, disse.

Representando o município de Cascavel, o presidente da Câmara Municipal, Sebastião Uchoa, celebrou a renovação do convênio e destacou os benefícios da parceria. “Essa integração que a Alece promove com as câmaras municipais fortalece as condições para que os cidadãos possam resolver problemas ligados ao consumo. É uma satisfação dar continuidade a essa parceria”, afirmou.

De acordo com o advogado do Procon Alece, Rodrigo Colares, após a formalização dos convênios, as equipes municipais passam por capacitação. “Recebemos as equipes do interior para treinamento. Explicamos as relações de consumo, a abertura dos atendimentos e o funcionamento do sistema nacional, que permite o registro das reclamações”, explicou.

Segundo ele, as empresas são cadastradas eletronicamente na plataforma para receber notificações, o que agiliza o diálogo entre consumidor e fornecedor e garante maior celeridade aos processos.

Também participaram da solenidade a chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, além de representantes dos municípios conveniados.

Share This Article
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *