Início » Os jesuítas e a educação moderna são temas do novo livro de Juraci Maia Cavalcante

Os jesuítas e a educação moderna são temas do novo livro de Juraci Maia Cavalcante

Obra explora o sentido histórico da educação jesuítica, a partir de cinco linhas de leitura

por gazetalitoranea.com.br
42 visualizações Da Redação
Os jesuítas e a educação moderna são temas do novo livro de Juraci Maia Cavalcante

Os jesuítas e a educação moderna – a escrita de si no corpo historiado dos indígenas, obra que estuda o papel dos Jesuítas na construção das bases de uma pedagogia moderna, é o mais novo livro da socióloga, escritora e professora aposentada da Universidade Federal do Ceará (UFC), Maria Juraci Maia Cavalcante. Publicada pela Editora UFC, a obra será lançada no dia 20 de agosto, às 19h, no Auditório Martins Filho, na Reitoria da UFC.

De acordo com a autora, o livro teve como foco inicial de pesquisa a ação política e educativa dos Jesuítas Portugueses no nordeste do Brasil, no século XX, a partir da expulsão sofrida por esta Ordem, depois do advento da República em Portugal (1910). Em função desse episódio, é concebida a Missão Setentrional da Província Portuguesa Dispersa, dirigida a vários lugares de destino, entre os quais estava a antiga colônia do Brasil, onde a Companhia de Jesus baseara grande parte do seu projeto de cristianização, no período colonial.

A obra explora o sentido histórico da educação jesuítica, a partir da escolha de cinco linhas de leitura: 1) A base filosófica e escrita, as artes e a pedagogia jesuítica; 2) A divisão dos Jesuítas entre a ciência, a educação e a religião; 3) Um confronto entre as missões jesuíticas nos sertões do nordeste brasileiro e do leste africano; 4) A missão dos Jesuítas no Ceará republicano, através da escola apostólica de Baturité, residência, escola e paróquia do Cristo-Rei; 5) Os Jesuítas como sujeitos de imposição e tradução cultural, da escrita de si no corpo historiado dos índios.

Salienta a dimensão filosófica, social e pedagógica dessa ação, por meio de fontes valiosas. Refere-se também à emergência das ciências e de uma nova pragmática econômica e política, como estratégia rival e supostamente demolidora da fé e das religiões, atmosfera em que vale destacar o lugar das artes e ofícios na estratégia missionária dos Jesuítas e o delineamento de uma pedagogia moderna ensaiada em seus colégios espalhados em várias localidades do mundo.

O lançamento do livro promete trazer novas reflexões sobre a história da educação e o papel da Companhia de Jesus nesse processo.

A autora

Filha de Edson Fernandes Maia e de Maria Itamê Bessa Maia, Maria Juraci Maia Cavalcante nasceu em Fortaleza, em 21 de janeiro de 1956. Bacharel em Ciências Sociais e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Sociologia pela Universidade de Oldenburg/Alemanha, com vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.

Fez pós-doutorado nas Universidades de Colônia/Alemanha, e de Lisboa/Portugal. Foi técnica do Ministério do Interior (Projeto Rondon) em Brasília/DF e professora da Universidade de Fortaleza (Unifor). Foi Professora e Investigadora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É professora titular aposentada da Faculdade de Educação da UFC e escritora.

Serviço
Lançamento do livro Os jesuítas e a educação moderna – a escrita de si no corpo historiado dos indígenas, de Maria Juraci Maia Cavalcante
Quando: 20 de agosto
Horário: 19h
Local: Auditório Martins Filho, na Reitoria da UFC, Campus do Benfica, Fortaleza/CE
Reserve já o seu exemplar pelo WhatsApp (85) 99988-5618

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00