Início » MP firma acordo com Câmara de Aracati para realização de concurso público

MP firma acordo com Câmara de Aracati para realização de concurso público

Acordo inclui modernização do controle de frequência de servidores

por gazetalitoranea.com.br
Do MPCE
Segundo apurado no procedimento investigativo, mais de 95% dos servidores da Câmara Municipal de Aracati ocupam cargos comissionados

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Aracati, firmou TAC na última quinta-feira, 29 de agosto, com a Câmara Municipal de Aracati com o fim de realização de concurso público para regularização urgente do quadro de pessoal da casa legislativa. Segundo apurado no procedimento investigativo, mais de 95% dos servidores da casa ocupam cargos comissionados, mesmo em funções simples, como agente administrativo, recepcionista ou entregador, observando-se ainda desvio de função e fragilidade no controle de ponto.

O acordo foi proposto pelo promotor de Justiça Hygo Cavalcante da Costa e teve como compromissário o presidente da Câmara de Aracati, Vereador Ricardo José de Oliveira Silva, que reconheceu a situação irregular e se comprometeu a agilizar a tramitação dos projetos e execução do certame. Para isso, deve ser elaborado estudo técnico e orçamentário sobre o novo quadro de pessoal. Conforme o TAC, o processo legislativo para criação dos cargos deve começar até o dia 16 de outubro de 2024. Já o projeto de lei deve ser votado até 6 de novembro em primeiro turno e até 30 de novembro em segundo turno.

Sobre o controle de ponto, a presidência da Câmara se comprometeu a instalar e colocar em funcionamento, no prazo de 120 dias, um sistema de ponto biométrico (digital ou facial). A frequência deverá ser disponibilizada a cada 30 dias no endereço eletrônico da casa. O TAC também definiu que todos os atos administrativos, processos de liquidação e de pagamentos da Câmara também devem ser disponibilizados no site. Em caso de descumprimento dos termos e prazos do acordo, será cobrada multa diária de R$ 500,00 por dia de atraso. O valor da multa será revertido para o Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos (FDID).

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Nossa missão é dar voz ao noticiário local, valorizar o conteúdo regional e promover o debate sobre os acontecimentos e fatos de interesse do litoral Leste cearense. Um panorama abrangente e imparcial sobre economia, cultura, política, cotidiano e muito mais.

©2024 Gazeta Litorânea. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Kyko Barros Media Services.

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00