Na manhã de domingo (23/6), foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde da comunidade Bica. A nova UBS leva o nome de uma das primeiras agentes comunitárias de saúde, ACS Marta Helena Evangelista da Silva, que ajudou a construir a saúde pública do nosso município, como também no estado do Ceará. Gente como a gente, trabalhadora, que muito contribuiu para Cascavel, portanto merece todo o nosso reconhecimento.
Um equipamento novinho para atender toda a demanda da comunidade e região, com a qualidade e o conforto que o povo merece.
A comunidade
Distante do centro comercial de Cascavel 2 km, a comunidade da Bica, celeiro de artesãos que trabalham o cipó, é uma referência na produção de peças artesanais, as mais diversas possíveis, que têm como matéria-prima o cipó. É nessa comunidade que são produzidas peças artesanais feitas de cipó, liana – como jarros, móveis, adornos e outros objetos para decoração do lar ou de uso doméstico em casas de praia. A Bica é uma comunidade simples de pessoas trabalhadeiras que tiram dessa atividade artesanal o sustento de suas famílias que, em alguns casos, estão todas, cada um dos seus membros, envolvidas com o manuseio e trabalho com a liana (cipó), matéria-prima que é usada na confecção de peças artesanais, sendo extraída da floresta mato a dentro.
A produção das peças artesanais confeccionadas pelos trabalhadores dessa atividade primária é, parte comercializada em Cascavel, cidades vizinhas, e parte vendida para o exterior, o que faz dessas peças artesanais uma cobiça, sobretudo para os proprietários de casas de praia ou veraneio. A comunidade da Bica contribui, significativamente, com o comércio local e o turismo, de maneira indireta, uma vez que pessoas de outras cidades deslocam-se até Cascavel com o intuito de adquirir o famoso trabalho artesanal produzido com o cipó, indo em direção àquela comunidade que é o único lugar em nosso município que produz diariamente essas peças, o que faz com que nossa cidade de Cascavel se torne um município conhecido no turismo cearense.