A Praia Redonda em Icapuí, é uma vila de pescadores conhecida por suas falésias coloridas e beleza natural. Fica a cerca de 15 km do centro da cidade. Foto: Divulgação

Icapuí é a terra da lagosta, onde o sol nasce primeiro no Ceará. Localizada no extremo leste do litoral cearense, Icapuí está a 201 km da capital Fortaleza e faz divisa com o Rio Grande do Norte. Para chegar a Icapuí, os aeroportos mais próximos são: o Aeroporto de Aracati, a 60km; o Aeroporto de Mossoró, a 63 km e o Aeroporto de Fortaleza, a 201 km. O acesso rodoviário se dá pela CE-040, BR-116 e BR- 304. Com população estimada em 22.562 habitantes (IBGE 2025), Icapuí tem 37 anos de emancipação política, tendo sido, até o ano de 1985, parte do território de Aracati – onde está localizada a Praia de Canoa Quebrada.

Com três áreas de proteção ambiental e rica biodiversidade, o turismo em Icapuí está fortemente relacionado à preservação ambiental e à sustentabilidade. Icapuí conta com uma diversidade de paisagens protegidas e conservadas nos seus 65 km de litoral, algumas delas pouco exploradas, ponteadas por monumentais dunas, mangues, barra de rio e infinitos coqueirais, onde é possível se conectar com a natureza, sentir a brisa fresca, caminhar, se refrescar em piscinas naturais e mergulhar com peixinhos em águas cristalinas.

Ao todo, são 16 praias oficiais em Icapuí e algumas das mais famosas são a Praia de Ponta Grossa, Praia da Redonda, Praia de Peroba, Praia de Picos e Praia de Requenguela, que podem ser desbravadas em trilhas ecológicas e passeios de buggy ou quadriciclo por um cenário de cores que vai do Manguezal da APA da Barra Grande, ao maior conjunto de falésias da América Latina e à duna móvel mais alta do Ceará, na APA de Ponta Grossa. Para os amantes do kitesurf, os ventos sopram na direção da Praia de Tremembé, que oferece estrutura completa para quem quer viver momentos de muita adrenalina e aventura.

No céu, as aves migratórias e residentes completam o cenário para os amantes do birdwatching. No alto mar, as fontes de água doce e o capim agulha que desponta acima das ondas, alimentam o peixe-boi marinho, animal raro e em extinção presente nos mares de Icapuí, que pode ser admirado em passeios de barco. No Centro de Visitantes da ONG Aquasis, uma aula sobre os projetos de conservação dos peixes-boi e aves migratórias desenvolvidos em Icapuí. Na areia, brilho de prata, resquícios fósseis, vestígios coloniais em sítios arqueológicos que revelam o passado do lugar com origem nas comunidades indígenas, remontando à época dos descobrimentos, quando o espanhol Vicente Pinzón, em fevereiro de 1500, aportou em Ponta Grossa e descobriu o Brasil, em Icapuí, três meses antes de Cabral chegar à Bahia.

Saiba mais em https://www.turismo.icapui.ce.gov.br/

Praia de Peroba

A 8 km da sede, praia na enseada da Ponta da Peroba, no sopé do rochoso e da falésia de areias vermelhas. O verde da vegetação das dunas contrasta com o vermelho da areia; acessível somente pela praia. É uma vila de pescadores cercada de belezas naturais com um cenário repleto de coqueiros e falésias coloridas, ideal para quem busca sossego.

Praia de Picos

A Praia de Picos é um verdadeiro paraíso, onde a natureza se faz exuberante num cenário de puro encantamento e tranquilidade.

Descubra esse lugar magnífico, propício à contemplação da natureza e receba as boas-vindas no aceno das palmas dos coqueirais. Descanse no embalo do vento e sinta-se em casa com a acolhida da nossa querida anfitriã Dona Ivete, moradora de Picos. Ela recebe com todo carinho e disponibiliza um estacionamento, próximo à escadaria, para quem quer deixar o carro em segurança enquanto se aventura pela praia. Um dos lugares mais lindos e preservados de Icapuí (até pelo acesso um pouco mais difícil), Picos é mesmo um paraíso para chamar de seu: onde você pode contemplar um pôr do sol especial, visto da Pedra do Ladrilho. Beleza que transborda em cada detalhe: nas falésias coloridas, nos coqueirais e o no mar de águas calmas que guarda pedras de cores e formatos peculiares. Na Praia de Picos, é possível fazer mergulhos, passear de buggy, observar os peixes-boi em passeios de barco e ainda adquirir lindas peças em crochê da caprichosa artesã Preta. Existe um desnível considerável entre o asfalto e a faixa de praia. O acesso à praia é facilitado pela ladeira e pelas escadarias.

Praia de Ponta Grossa

Praia de diferentes paisagens e uma comunidade em que a maioria dos nativos são descendentes de holandeses.

Falésias com formação exótica e colorações que variam do vermelho fechado ao laranja, proporcionando ao local paisagens selvagens com clima de magia. Quando a maré baixa expõe uma fonte de água doce na praia, os nativos chamam de olheiro (água doce) ou olho d’água. Um lugar paradisíaco em área de preservação ambiental, águas cristalinas, dunas, morros coloridos, falésias, areias com colorações diferentes, azul, verde, vermelha totalmente natural. Na beira do mar, e muitas vezes cobertos pela areia e maré alta, podemos encontrar centenas de fósseis de crustáceos de uma época antiga. Várias opções de hotéis, pousadas e restaurantes. Dentre os principais atrativos locais podemos destacar: mergulho para ver peixes ornamentais, trilhas ecológicas, passeio de barco, passeio de buggy, quadriciclo e visita ao acervo arqueológico.

Praia de Quitérias

Composta de dunas intermináveis, com areias brancas e fofas.

É uma praia primitiva ainda com pouca opção de pousadas e restaurantes. Curiosidade: foi na Praia de Quitérias que, no ano de 1980, foi feita a primeira prospecção em busca de petróleo em Icapuí, sendo ali aberto o primeiro poço da região para se estudar a viabilidade e potencial da extração petrolífera no Município.

Praia de Redonda

Redonda é uma praia protegida pela Ponta da Redonda, falésias de areias e pedras coloridas de grande beleza, é uma ponta rochosa com rochas pontilhando todo o mar à sua frente.

O núcleo primitivo situa-se ao pé da rocha em forma linear, e seu ancoradouro à frente. O acesso é apenas pela praia. É uma das praias de Icapuí com mais estrutura de pousadas e restaurantes. O mar é sempre calmo e a paisagem mistura dunas e falésias. A maioria das pousadas tem localização estratégica para oferecer o cenário como principal atrativo. Além da linda praia, da gastronomia especial, de equipamentos turísticos dos próprios pescadores, o Grupos de Teatro “Flor do Sol” encanta pela beleza com que transforma a arte em ferramenta de cunho pedagógico, ambiental e político.

Praia de Requenguela

Aqui as falésias dão lugar aos mangues que rodeiam a Praia da Requenguela.

Uma estação ambiental oferece diversão e aula de ecologia de graça. Tudo em uma trilha suspensa de 240 metros que atravessa o manguezal. A praia de Requenguela guarda os 25% restantes do manguezal de Icapuí. É nessa praia que será implementada o Projeto da “Estação Ambiental Mangue Pequeno”, o primeiro Parque Ambiental Costeiro do Estado do Ceará. Com roteiro turístico ambiental, passarelas suspensas e observatório da vida selvagem o parque conta com o apoio do Programa Petrobrás Ambiental, realizado pela Fundação Brasil Cidadão (FBC). Além do parque, todas as famílias serão beneficiadas com o esgotamento sanitário biológico e com cisternas para captação de água de chuva. Esta é a praia do litoral icapuiense que apresenta a maior vazão de maré. Quando na baixa, a água chega a se afastar cerca de três quilômetros. Dessa forma é possível caminhar até o banco de algas possibilitando ao visitante, momentos de apreciação das espécies que nesse local habitam.

Praia de Tremembé

Praia de banho calmo, águas calmas, grande verde e denso coqueiral enfileiram-se ao longo da costa; a barreira da Serra dos Cajuais é cenário de fundo.

Há um fundeadouro para as embarcações pesqueiras de Icapuí. O visual é formado por um grande e denso coqueiral, tendo ao fundo a Serra dos Cajuais. Um cenário marcante. Aqui aconteceram os famosos Acampamentos Latino Americano de Juventude e o anual “Abraço ao Mar”. Lá está a Pousada e Restaurante Tremembé, fundada no ano de 1999, com o objetivo de promover o turismo comunitário responsável, fornecer o intercâmbio cultural, o desenvolvimento sustentável da economia local e projetos na área social. Administrada pela Associação Caiçara de Promoção Humana, uma ONG local que trabalha com o protagonismo juvenil, geração de atividades econômicas por meio da economia solidária, turismo social-ecológico responsável, promoção do associativismo e cooperativismo. Sobre a comunidade, Tremembé é uma comunidade de pescadores localizada em Icapuí. Terra de gente hospitaleira, Tremembé encanta pela sua simplicidade, tranquilidade e beleza das paradisíacas paisagens. A vila fica aproximadamente a 500 metros da pousada, uma excelente oportunidade de fazer uma caminhada, conhecer os costumes e a cultura local. A região conta com extensa orla marítima de falésias e belezas naturais.