O atacante Ousmane Dembélé foi eleito o melhor jogador do mundo no Fifa The Best 2025, em cerimônia realizada nesta terça-feira (16), em Doha, no Catar. Destaque do Paris Saint-Germain, o francês superou Lamine Yamal, do Barcelona, e Kylian Mbappé, do Real Madrid, que completaram o top-3 da premiação.
Vivendo grande fase, Dembélé recebe o prêmio às vésperas da decisão da Copa Intercontinental. O PSG enfrenta o Flamengo nesta quarta-feira (17), às 14h (horário de Brasília), com transmissão da TV Globo, sportv, ge tv e ge.
Em seu discurso, o jogador agradeceu aos companheiros, à família e ao clube. “Queria agradecer aos meus colegas de equipe. Foi um ano fantástico, tanto individual quanto coletivamente. Agradeço à minha família, que sempre me apoiou, e ao PSG por este ano incrível. Também agradeço ao presidente Infantino e espero voltar a receber este prêmio no próximo ano”, afirmou.
Aos 28 anos, Dembélé se consolida como o principal nome do futebol mundial após conquistar a Champions League, o Campeonato Francês e a Copa da França pelo PSG. Na temporada 2024/25, o atacante somou 35 gols e 14 assistências em 53 partidas.
Top-10 do Fifa The Best 2025
- Ousmane Dembélé (PSG)
- Lamine Yamal (Barcelona)
- Kylian Mbappé (Real Madrid)
- Hakimi (PSG)
- Raphinha (Barcelona)
- Salah (Liverpool)
- Vitinha (PSG)
- Harry Kane (Bayern)
- Nuno Mendes (PSG)
- Pedri (Barcelona)
Como funciona o Fifa The Best
A Fifa premia o melhor jogador do mundo desde 1991 e a melhor jogadora desde 2001. No formato atual, o Fifa The Best foi criado em 2016 e também reconhece o melhor goleiro, a melhor goleira, o melhor técnico do futebol masculino, o melhor técnico ou técnica do futebol feminino, além dos prêmios Fair Play e Torcedor do Ano. A cerimônia inclui ainda o Prêmio Puskás, para o gol mais bonito no futebol masculino, e o Prêmio Marta, no feminino.
A entidade define inicialmente uma lista com dez finalistas por meio de um conselho técnico. A votação é realizada por jornalistas, capitães e técnicos de seleções nacionais, além do público pela internet, com cada grupo representando 25% do peso final.
Desde 2016, a Fifa adota a temporada europeia como período de análise. Excepcionalmente, a edição impactada pela Copa do Mundo de 2022 considerou um intervalo maior, de agosto de 2021 a dezembro de 2022. Já o prêmio de 2025 avaliou o desempenho entre agosto de 2024 e agosto deste ano.
Entre 2010 e 2015, o prêmio chegou a ser unificado com a Bola de Ouro, entregue pela revista France Football. Atualmente, as premiações são separadas e utilizam modelos distintos de votação. Em 2025, assim como no The Best, a Bola de Ouro também ficou com Dembélé.
