Centro Cultural Belchior comemora oito anos com programação gratuita

CCBel comemora oito anos de existência com programação cultural em multilinguagens na Praia de Iracema

Contemplado pela lei Aldir Blanc, o programa “Brincando nas Alturas: qualificação, formação e produção de pernas de pau”, é realizado no município de Eusébio – Imagem de apoio ilustrativo

Centro Cultural Belchior (CCBel) está em festa. Neste domingo, 18, o equipamento completa oito anos de sua fundação e comemora com atividades culturais diversificadas no sábado, 17, integrando a programação geral de festa do centenário da Praia de Iracema.

A história do CCBel se conta a partir da calçada, onde acontece a maioria dos eventos e shows do equipamento, como uma “porta de entrada” ou mesmo como uma casa de praia, conforme define Fernanda Matias, diretora do local.

É uma ‘casa de praia’ tanto pela localização, em frente ao mar, quanto pela arquitetura, com auditório, salas multiúso e uma calçadinha para shows. Desde a reabertura, temos feito uma programação musical plural, passando por diversos estilos: começamos com um show em homenagem ao Belchior, mas já tivemos dias dedicados ao brega funk, forró, samba, rock e rap”, esclarece Fernanda.

Ainda sobre o nascimento do CCBel, ela explica que o equipamento recebe o nome do artista cearense que morreu dias antes da inauguração do espaço, como um ato de homenagem. A diretora destaca: “Belchior é um símbolo da música e da poesia brasileira. Fortaleza tem muitos artistas talentosos produzindo cultura de alto nível. O CCBel é um espaço essencial para difundir essa produção — com música, dança, artes visuais, literatura e muito mais”.

A programação que acontece neste sábado, 17, contempla as linguagens dança, música, moda e gastronomia, além de feirinhas de artesanato, que acontecem dentro e fora do equipamento. Essa diversidade que se apresenta no final de semana é um espelho natural do que é projetado na história do equipamento e está “conectada ao momento em que estamos vivendo”.

E, sendo a música uma ferramenta para contar histórias, é verdade dizer que o Centro Cultural Belchior possui capítulos marcantes. Os oito anos do equipamento passam por eventos recentes como o bloco de Carnaval “Esse Ano Eu Não Morro”, projetos como o “Quartinho” (brega funk) e shows de cearenses com projeção nacional, como Mateus Fazeno Rock, Mumutante, Luiza Nobel, Agê e Di Ferreira.

“Acho que, acima de tudo, o CCBel é um lugar de encontro. Ele reúne diferentes linguagens artísticas, promove trocas, fortalece a identidade local e aproxima as pessoas da cultura. É um espaço vivo, que pulsa com a Praia (de Iracema) e ajuda a manter essa efervescência que é tão característica de lá”, acrescenta Cristiellen Rodrigues, coordenadora de Articulação Territorial do Instituto Cultural Iracema, sobre o legado do equipamento.

Para Cristiellen, a “casa de praia da música” representa mais do que uma ocupação cultural, por ser um “espaço de encontro aberto” para quem já acompanha a programação e para quem cruza o equipamento por caso. “Muita gente passa pelo calçadão e se depara com uma roda de samba, um forró de favela, uma discotecagem e fica”, diz. “Comemorar os oito anos do CCBel é celebrar esse papel de acolhimento, de democratização da arte. Ainda mais agora, com a recente reabertura, o momento é muito simbólico”, celebra a coordenadora.

Além da coincidência, segundo Cristiellen, celebrar os anos do equipamento junto ao aniversário do seu cenário mais amplo — a Praia de Iracema — é relembrar a todos os fortalezenses que o Centro Cultural Belchior é uma fortaleza da identidade local, um espaço vivo que “ajuda a manter essa efervescência que é tão característica da PI”, como ela menciona.

Aniversário do Centro Cultural Belchior

Quando: sábado, 17

  • 14 horas – “Bora Design – Design & Cidade | Distritos de Inovação”, com Lia Parente (Ipplan Fortaleza) e Osmar Sá (Citinova)
  • 19 horas – Show especial Cais Bar

Onde: Centro Cultural Belchior

  • 16 horas – Feira Bem Vintage Feira Mais Vinil
  • 16 horas – Aulão de dança e baile charme com Luís Alexandre DJ William

Onde: Largo dos Tremembés

  • 14 horas – Iracema Tattoo (flash tattoo)
  • 15 horas – Mood Pride (Oficina de Upcycling com intervenção em fotografia)
  • 16 horas – Feira Feira (Feira de artes e impressos)

Onde: Vila Morena

  • 16 horas – Feira Violeta Feira de Artes no jardim A Goiabeira (loja Ethos) Feira Gastronômica e de Empório (em parceria com o Mercado AlimentaCE)
  • 16 horas – Calçada Family, com moda autoral DJ Piu
  • 16 horas – DJ Priscilla Delgado | Aniversário do restaurante SouL do Pará
  • 18h30min – Tocaias Band | Aniversário do restaurante SouL do Pará
  • 19 horas – Festa Buliçosa no restaurante Verdura
  • 21 horas – After da Babel, com DJ Dvid, no Instituto Poliglota

Onde: Rua dos Tabajaras

  • 16h30min – Cada Vez Melhor (samba e pagode)
  • 19h30min – Lucas LK (Pop Rock e MPB)

Onde: Largo do Mincharia

Acomapanhe o CCBel

Compartilhar este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *