Os novos equipamentos da Polícia Penal no Ceará começaram a ser entregues nesta quarta-feira (14), quando o Governo do Estado repassou 3.323 itens para reforçar o combate ao crime dentro do sistema prisional, com investimento de cerca de R$ 2 milhões.
A cerimônia ocorreu no Complexo Penitenciário de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, com a presença do governador Elmano de Freitas e do secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), Mauro Albuquerque.
A entrega integra o programa Ceará Contra o Crime. Com os novos itens, a atual gestão alcança a marca de 45.792 equipamentos adquiridos para as Forças de Segurança. A meta do Governo do Estado é chegar a 52.281 equipamentos entregues até o fim de 2026.

“Esse investimento significa melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam no sistema prisional. Tenho absoluta confiança no trabalho que é realizado com muita energia para que o povo cearense tenha mais paz e tranquilidade”, afirmou o governador. Elmano de Freitas também anunciou a realização de um novo concurso público para atender à ampliação do sistema penitenciário.
O governador informou ainda que, em fevereiro, encaminhará à Assembleia Legislativa do Ceará projetos de lei que asseguram gratificações para valorizar a atuação dos policiais penais. Na ocasião, ele visitou instalações recentemente ampliadas no complexo, entre elas o novo canil do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), entregue na atual gestão.
O secretário Mauro Albuquerque ressaltou que os equipamentos facilitam a rotina dos policiais penais responsáveis pelo controle das unidades, que hoje abrigam mais de 25 mil internos. “Desde 2019 não há uma rebelião dentro do sistema prisional. Isso é resultado de um trabalho muito intenso, que envolve capacitação dos servidores e investimento contínuo em equipamentos e tecnologia”, destacou.
O reforço é sentido na prática por profissionais como Costa, policial penal há 18 anos e integrante do GAP há 16, onde atua como coordenador desde 2022. “O GAP é acionado para diversas situações, tanto para antecipar cenários críticos quanto em escoltas e eventos externos. Temos um canil com 17 cães treinados para ações de faro, guarda e proteção dentro das unidades. Nosso trabalho é manter a ordem e a disciplina do sistema prisional”, explicou.
Reforço constante
Na última segunda-feira (12), o governador Elmano de Freitas já havia participado da entrega de mais de 7,3 mil equipamentos para a Polícia Civil do Ceará, com investimento superior a R$ 3 milhões. Na ocasião, foram distribuídos drones, placas para coletes balísticos, uniformes, algemas, jaquetas e capas de chuva, reforçando a política permanente de modernização das forças de segurança do Estado.
