Quase 500 cearenses concluem cursos profissionalizantes em janeiro e ampliam oportunidades no mercado de trabalho

Ações da Secretaria da Proteção Social alcançam jovens e adultos em Fortaleza e no interior, promovendo recomeços e inserção profissional.

Guilhermina Correia recebe certificado de conclusão do curso de Customização de Roupas durante cerimônia promovida pela Secretaria da Proteção Social, em Fortaleza. Fotos: Mariana Parente

Aos 55 anos, Guilhermina Correia decidiu voltar à sala de aula movida pelo desejo de aprender, conviver e se reinventar. Na tarde da última segunda-feira (19), ela foi uma das 129 pessoas certificadas em cursos de qualificação profissional no CITS Mucuripe, em Fortaleza. Ao longo do mês de janeiro, 490 cearenses receberão certificados de conclusão em cursos promovidos pela Secretaria da Proteção Social (SPS) em municípios como Icapuí, Piquet Carneiro e Quixeramobim, além da capital.

“Não foi apenas um curso, foi também uma terapia. Além de aprender, a gente interage, conhece pessoas novas e compartilha histórias. Eu ficava ansiosa esperando o horário do curso chegar”, conta Guilhermina, aluna do curso de Customização de Roupas, ofertado pelo projeto Criando Oportunidades.

As certificações integram ações da SPS realizadas ao longo de janeiro por meio dos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades. No CITS Mucuripe, seis turmas concluíram formações nas áreas de Assistente Administrativo, Vendedor de Comércio Varejista, Customização de Roupas e Repositor de Mercadorias. Na última semana, as certificações também ocorreram nos equipamentos Zona Viva, totalizando 91 concludentes.

Para a professora Joana Corrêa Alves, que atua na área de moda desde 2004 e ministrou o curso de Customização de Roupas, a dedicação das alunas foi um dos destaques. “Foi uma experiência muito gratificante. As alunas eram muito esforçadas, tiveram excelente desempenho e conseguiram acompanhar todo o conteúdo, inclusive aquelas que não tinham experiência prévia com costura”, afirma.

Segundo ela, cursos como esse têm impacto direto na qualidade de vida, especialmente para o público acima dos 50 anos. “Aprender algo novo fortalece a saúde mental, o bem-estar e ainda pode gerar renda.”

Juventude e o primeiro emprego

Se para algumas alunas o curso representou um recomeço, para muitos jovens foi a porta de entrada para o mercado de trabalho. É o caso de Caio Alefh, de 19 anos, egresso do curso de Assistente Administrativo pelo projeto Primeiro Passo.

“O curso foi o meu primeiro contato com o mercado de trabalho. Ele foi muito importante para minha formação e para dar esse primeiro passo”, relata Caio, que atualmente serve à Marinha do Brasil.

quase 500 cearenses concluem cursos profissionalizantes.

Já Ana Beatriz Maia, de 20 anos, hoje estudante de Psicologia, destaca o impacto da experiência em sua formação pessoal. “Foi algo totalmente novo. Voltar à sala de aula depois de alguns anos me ajudou a amadurecer e a entender melhor o mundo do trabalho”, afirma.

No curso de Comércio Varejista, Gustavo Alves, também de 20 anos, encontrou direcionamento profissional e incentivo para seguir carreira. “Conheci pessoas com visão de futuro e tive professores que me incentivaram a estudar. Hoje faço faculdade de Marketing e estágio na mesma empresa onde comecei como aprendiz”, conta.

Política pública que gera impacto real

Durante a cerimônia, a vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, ressaltou que investir em qualificação profissional é investir no desenvolvimento do Estado.
“Oportunidade transforma vidas. Quando uma pessoa consegue se qualificar, trabalhar ou empreender, ela transforma não só a própria vida, mas a da família e da comunidade”, afirmou.

O secretário executivo da Proteção Social, Ecildo Filho, reforçou que os programas vão além da formação técnica.
“O Primeiro Passo e o Criando Oportunidades representam a chance de construir currículo, conquistar a primeira experiência e mudar trajetórias de vida. Cada jovem aqui simboliza uma política pública que acredita no potencial das pessoas”, destacou.

O CITS Mucuripe é um dos equipamentos de referência da SPS em Fortaleza. Atualmente, a unidade conta com 364 beneficiários ativos e, somente em 2025, já realizou 18.976 atendimentos, oferecendo ações nas áreas de assistência social, cultura, esporte e qualificação profissional.

Na primeira semana de janeiro, 80 pessoas foram certificadas no município de Icapuí. Até o fim do mês, a vice-governadora Jade Romero participa de certificações nos municípios de Piquet Carneiro e Quixeramobim.

Serviço

Para participar dos cursos da SPS em Fortaleza, basta procurar uma das unidades da capital.
No interior, os interessados devem buscar as secretarias municipais de Assistência Social.

Confira as unidades!

Compartilhar este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *