A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, nesta quinta-feira (14), uma indicação do vereador Professor Enilson (Cidadania) para a implantação do Projeto Faixa Azul, exclusiva para o uso de motocicletas.
“Os corredores apropriados para motos já são vistos na capital brasileira de São Paulo, com a finalidade de diminuir o número de óbitos, registrando até o presente momento nenhum óbito de passageiros e condutores de motocicleta em vias que a faixa azul foi implantada”, defende Enilson, no projeto.
Segundo dados da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), em 2024, dos 184 óbitos registrados no trânsito, 101 (55%) foram em acidentes envolvendo motocicletas. O número registrou um aumento frente aos 82 casos de 2023.
Conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, dos 1,2 milhão de veículos que circulavam diariamente em Fortaleza, 342 mil eram motocicletas.
“Os principais objetivos deste Projeto de Indicação são a redução no número de conflitos entre autos e motocicletas e a organização do espaço compartilhado do trânsito”, diz o parlamentar.
Ainda no projeto, o vereador destaca que o uso da faixa azul é exclusivo para motocicletas, mas não é obrigatório, podendo os motoqueiros transitar em outras faixas. Enilson reforça também que o projeto não “prevê redução do número de faixas”.
Por ser uma indicação, a iniciativa depende da intenção do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT) para ser colocada em prática. Além de precisar da permissão da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), responsável por autorizar a implantação da “sinalização em caráter experimental, já que este tipo de medida ainda não está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, explica a AMC.
