
O município de Beberibe está localizado a cerca de 88 km de Fortaleza, capital do Ceará. Sua população estimada é de 55.977 habitantes (IBGE 2025). Segundo os primeiros registros, a povoação surgiu em agosto de 1691, mas foi somente no início do século XIX que houve uma ocupação do local. Em 5 de julho de 1882, foi criado o Município de Beberibe, pertencente à comarca de Cascavel. É uma cidade que atrai muitos turistas o ano inteiro, especialmente pelas suas belas praias, dentre as quais se destacam a praia de Morro Branco e a Praia das Fontes, que se situa o Monumento Natural das Falésias de Beberibe.
O Monumento Natural das Falésias de Beberibe foi instituído em 2004 para proteger as falésias de Beberibe, que na época eram visitadas por 400 pessoas por dia. A designação protege as falésias de danos e permite o acesso apenas com guias autorizados. O município abriga a Reserva Extrativista da Prainha do Canto Verde, com 29.794 hectares (73.620 acres), criada em 2009 para proteger uma comunidade pesqueira após uma longa luta contra especuladores imobiliários.
A maior lagoa do Estado do Ceará está localizada em Beberibe, com lindas dunas e coqueirais, além de várias outras lagoas e dois estuários, dos rios Choró e Pirangi, limites do município.
Igreja Matriz de Jesus, Maria e José

A Paróquia de Jesus, Maria e José está localizada na cidade de Beberibe, terra das sesmarias concedidas ao capitão Domingos Ferreira Chaves, Manuel Nogueira, Sebastião Dias Freire e João Carvalho Nóbrega, pelo capitão-mor Tomaz Cabral de Oliveira a 16 de agosto de 19691. E hoje estado do Ceará.
Origem da paróquia
Conta a tradição desta paróquia, pelo testemunho dos antigos habitantes, que nos seus primeiros anos do século passado houve um naufrágio às costas do atlântico, naquelas paragens de uma embarcação portuguesa, de que era passageira Dona Maria Calado, que, fervorosa devota da Sagrada Família, fizera promessa de que se chegasse a terra com vida, nos destroços do navio que lhe servia de sustentáculos sobre as ondas, mandaria levantar no ponto em que aportasse, uma capelinha sobre a invocação de Jesus, Maria e José.
Ela aportou às Praias do Morro Branco e ali adquiriu terras que confinam com meia légua do Rio Pirangi norte sul, e ainda entre o rio Choró e a Barra da Lagoa do Uruaú, poente nascente. Ali fixou residência e fez construir a capelinha de sua promessa ao orago mencionado.
A capela foi levantada no local atualmente ocupado pelo campo santo da cidade, que conservou por muitos anos a denominação de “Igreja Velha”.
Mais tarde, Brasiliano Ferreira de Araújo, neto de Baltazar Ferreira, dono do Sitio Lucas, nome primitivo do distrito de Beberibe, quando da criação do município de Cascavel, levantou outra capela, sobre o mesmo orago, em frente de sua casa de residência na cidade de Beberibe.
Anos depois o Coronel Raimundo Pereira Leite, homem rico de Cascavel, sobrinho e genro de Baltazar Ferreira do Vale, do Sitio Lucas, fez uma grande reforma na capela, tornando-a uma igreja matriz, digna do culto católico, e seguira-se remodelações e pinturas levada a efeito por seus paroquianos, que tornaram a matriz de Beberibe um severo e belo templo.
Fundação da paróquia
Desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Cascavel, pelo recém-nomeado segundo bispo diocesano do Ceará, Dom Joaquim José Vieira (24 de fevereiro de 1884-16 de setembro de 1912), foi instituída canonicamente a paróquia Jesus, Maria e José, da povoação de Beberibe, termo de Cascavel, criada pela Lei 2.051 de 24 de novembro de 1883, sendo removido para esta paróquia o vigário encomendado de Boa Viagem, nomeado primeiro padre desta paróquia, José Cândido de Queiroz Lima.
Biblioteca Professora Dido Facó

A Biblioteca Pública Municipal Professora Dido Facó foi criada pela Lei nº 104, de 3 de agosto de 1973. Possui um acervo bibliográfico de mais de 20 mil títulos de variados gêneros literários. Atende alunos das escolas municipais e estaduais nas pesquisas escolares. Dá subsídios nas pesquisas acadêmicas do Polo da Universidade Aberta do Brasil, da Universidade Estadual do Ceará, da Universidade Federal do Ceará e Instituto Federal do Ceará.
Museu Histórico de Beberibe

O Museu Histórico de Beberibe foi criado em 26 de agosto de 1994. O Casarão pertenceu ao casal Péricles de Queiroz Facó e Adelaide Facó de Araújo que residiam no Sítio Bom Jardim. O museu tem como espaço de visitação as salas Formação da Vila; Religiosa; Mobiliário Colonial; Galeria (Trajetória política e religiosa) e Saberes e tecnologias. A instituição preserva 1.238 objetos que estão dispostos nas referidas salas que compõem o acervo museológico.
Casa das Dramistas

O Ponto de Referência Cultural Casa das Dramistas é um coletivo constituído por 80% de mulheres da zona rural, o qual funciona numa antiga casa de farinha, que tem quase 100 anos e atende mestres e mestras da cultura popular, ou seja, agentes culturais de oito localidades do semiárido de Beberibe, do Fortim e de Aracati. Ele também trabalha com a preservação do patrimônio imaterial e com a revitalização de tradições populares, em especial com os Dramas Populares, objetivando garantir a continuidade da tradição para as presentes e futuras gerações, envolvendo os municípios acima citados, nesse processo democrático e inclusivo de reconstrução. Além disso, desenvolve várias atividades em rede, nas áreas cultural e educacional, bem como na economia criativa (oficinas de teatro, danças populares, rodas de dramas, entre outras). Tudo isso aliado aos costumes e à vida dos povos do semiárido, promovendo o acesso e o direito à cultura, à difusão e ao fomento cultural do nosso território.
LITORAL
O litoral de Beberibe é conhecido por suas falésias coloridas e beleza natural, abrangendo 54 km de praias, com destaque para a Praia de Morro Branco e a Praia das Fontes. O local oferece tanto áreas com estrutura turística quanto praias mais desertas e é famoso pelo artesanato de areia colorida em garrafas.
Morro Branco
Uma das mais procuradas da região, a praia do Morro Branco é cercada por um conjunto magnífico de falésias. É de lá que sai a areia utilizada pelos artesãos nas famosas garrafinhas de vidro. As acomodações são de boa qualidade e a praia está a 91 quilômetros de Fortaleza. Pelo lado oeste do Morro Branco é possível ir até as praias Marina e Tabuba do Morro Branco. Além das falésias, a praia de Morro Branco também oferece extensas faixas de areia clara e fina, perfeitas para caminhadas revigorantes à beira-mar. A água do mar é cristalina e convida os visitantes a mergulharem e se refrescarem nas suas ondas.
Praia das Fontes
A Praia da Fontes é uma das principais praias de Beberibe, a cerca de 90 km de Fortaleza. Ela está próxima de dunas e ganhou esse nome devido às várias fontes de água doce que brotam de suas falésias.
É um lugar tranquilo, de águas mansas, que tem estrutura hoteleira para quem deseja pernoitar. A praia é extensa e pode ser percorrida em um passeio de buggy — geralmente os veículos param para que os turistas possam conhecer melhor a região e suas fontes.
Praia de Parajuru
Distante 120 quilômetros de Fortaleza, Parajuru é um destino turístico encantador, conhecido por suas belas praias, tranquilidade e clima agradável. É um lugar perfeito para relaxar, praticar esportes aquáticos e desfrutar da natureza.
Praia do Diogo
Com alguns bares, barracas e acomodações confortáveis, a praia do Diogo ficou mais conhecida como o nome dado à lagoa que existe no local. A Lagoa da Açucena é uma homenagem à personagem interpretada pela atriz Carolina Dieckman, na novela “Tropicaliente”, filmada em 1994 na região. Está a 97 quilômetros da capital.
Uruaú
Localizado no distríto de Sucatinga, a 20 km de Beberibe e a 90 km de Fortaleza Uruaú é um lugar onde você pode desfrutar das belezas de uma praia tranquila e paradisíaca, com ventos fortes, ótimo para quem gosta de praticar Kitesurfe. Além disso, pode aproveitar um belo banho em aguas calmas da lagoa do maceió ou se aventurar pelas dunas, até um pôr-do-sol deslumbrante, uma experiência inesquecível.
Barra da Sucatinga
Distante 108 quilômetros de Fortaleza, Barra da Sucatinga é um destino encantador e paradisíaco! Você pode se aventurar com um passeio de buggy pelas falésias de areias brancas, e conhecer a praia que foi cenário para as edições do reality show NO LIMITE 1 e 2, além da possibilidade de fazer trilhas e explorar a natureza ao redor.
Praia dos Ariós
Depois de 114 quilômetros a partir da capital, chega-se até Ariós. A Praia dos Ariós é um refúgio tranquilo e intocado localizado em Beberibe, no litoral leste do Ceará. É conhecida por suas areias, mar calmo, falésias, vegetação exuberante e pelo pôr do sol deslumbrante, sendo ideal para quem busca descanso longe da agitação. A estrutura de serviços é simples, com pequenas barracas de praia oferecidas pelos moradores locais.

Prainha do Canto Verde
Localizada em Beberibe, a 120 quilômetros de Fortaleza, a Reserva Extrativista da Prainha do Canto Verde é uma unidade de conservação natural do Brasil. Uma praia tranquila com ventos suaves no primeiro semestre do ano. A sua diferença para as demais praias é que Prainha visa o desenvolvimento local, a preservação do Ecossistema, e desenvolve um turismo ecológico de forma comunitária.
Praia do Paraíso
Localizado no distrito de Paripueira, é o lugar ideal para quem busca descanso, paz e aproveitar as belezas do litoral, sol, praia e lagoas. Barracas e restaurante com culinária caseira e deliciosa, além da tranquilidade da praia que é perfeita para quem busca paz e sossego. Além da praia, há lagoas, o mangue seco e o morro do pôr-do-sol, para aproveitar o final de tarde com uma vista linda!