Início » Aracati receberá núcleo da Ciops

Aracati receberá núcleo da Ciops

A Ciops integra diversas instituições de atendimento emergencial

por gazetalitoranea.com.br
Do Aracati Notícias
A Ciops, integra diversas instituições de atendimento emergencial.

O governador Elmano de Freitas (PT) assinou, na manhã desta terça-feira (17), um Projeto de Lei (PL) que reestrutura e moderniza as Forças de Segurança Pública do Ceará. Entre as medidas previstas no pacote nomeado “Ceará contra o Crime” estão a descentralização das atividades da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que atualmente atende Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte; além da criação de novos batalhões da Polícia Militar e delegacias da Polícia Civil.

O município de Aracati, no Litoral Leste, receberá um núcleo da Ciops, Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança. A Ciops integra diversas instituições de atendimento emergencial, a saber: Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), incluindo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (CEDEC), Polícia Civil do Ceará (PCCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Guardas municipais, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) entre outros orgãos.

Além de Aracati, os municípios de Baturité, Russas, Canindé, Crateús, Tianguá, Camocim, Itapipoca, Iguatu, Tauá, Campos Sales e Brejo Santo e uma unidade nova em Quixadá.

Além disso, será criada a Delegacia especializada em armas de fogo, munições e explosivos (Desarme); a Célula de Gestão de Ativos da Polícia Civil; e o cargo de oficial investigador de Polícia, unindo as funções de escrivão e inspetor em Fortaleza.

banner

Investimento
Para garantir toda a estruturação, segundo Elmano de Freitas, o investimento anual será de R$ 24.750.000. “Está sendo enviada aqui a proposta para a Assembleia, para que ela possa discutir, avaliar e aperfeiçoar as mensagens”, destacou o governador, acrescentando que a expectativa é de aprovação ainda este ano.

Além da ampliação e modernização das forças de segurança, Elmano de Freitas destaca a importância do domínio do território de forma integrada.

“Sempre nos perguntávamos se o que estávamos fazendo de estruturação da Polícia Militar estava coerente com a estruturação da Polícia Civil, com a Perícia Forense, o Corpo de Bombeiros, para que a gente tenha o mesmo território sempre trabalhado com todas as forças, para quem não tenha um município numa região com o comando da Polícia, e para interagir com a Polícia Civil, aquele município está com outro. Então nós vamos tratar de maneira integrada em todos os territórios, e eu tenho a absoluta compreensão que se tem uma coisa importante cada vez mais na segurança é o domínio do território”, afirmou.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Nossa missão é dar voz ao noticiário local, valorizar o conteúdo regional e promover o debate sobre os acontecimentos e fatos de interesse do litoral Leste cearense. Um panorama abrangente e imparcial sobre economia, cultura, política, cotidiano e muito mais.

©2024 Gazeta Litorânea. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Kyko Barros Media Services.

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00