O Ceará chega para a 37ª rodada da Série A em um cenário atípico, podendo vivenciar os extremos, que pode ser de euforia da permanência matemática na Série A ou melancolia pela ida para o Z4 pela 1ª vez em 2025. E tudo isso restando uma rodada.
O Alvinegro é o 14º colocado com 43 pontos e tem dois pontos de vantagem para o Z4. O Inter abre o Z4 com 41 pontos, mas Santos (41) e Fortaleza (40), são rivais diretos do Ceará. Essa margem tanto permite o Vovô abrir 3 ou 4 pontos para permanecer restando uma rodada, ou até mesmo entrar no Z4.
Na 37ª rodada, o Vozão enfrenta o Flamengo, no Maracanã, às 21h30, na próxima quarta-feira (3), encarando o recém tetracampeão da Libertadores e que será campeão brasileiro se vencer.
É um cenário sem dúvida dos mais desafiadores e tanto garantir a permanência na penúltima rodada quando entra no Z4 são complexos.
O detalhe é que o Ceará entrará em campo para encerrar a rodada, às 21h30 e saberá exatamente o precisará fazer.
03/12 – Quarta – 19:00 – Castelão
Fortaleza x Corinthians
03/12 – Quarta – 19:00 – Cícero de Souza Marques
Bragantino x Vitória
03/12 – Quarta – 19:30 – Alfredo Jaconi
Juventude x Santos
03/12 – Quarta – 20:00 – Vila Belmiro
São Paulo x Internacional
03/12 – Quarta – 21:30 – Maracanã
Flamengo x Ceará
O que o Ceará precisa fazer para permanecer?
Com 43 pontos, se vencer o Flamengo, o Vozão chega aos 46 pontos e crava a permanência matemática se dois de seus três rivais diretos não vencerem: Santos, Inter ou Fortaleza.
Ainda que os dois rivais não tropecem, nunca um clube caiu com 46 pontos, em 20 anos de pontos corridos.
O cenário faria o Vozão entrar contra o Palmeiras, na última rodada, com chances reais de vaga na Sul-Americana.
Se empatar pode encaminhar permanência
Se empatar, o Vovô chega aos 44 e praticamente garante permanência se dois rivais – entre Santos, Inter e Fortaleza – tropecem e terminem a rodada com 41 pontos. O Santos pega o Juventude fora, o Inter enfrenta o São Paulo fora. O Fortaleza joga em casa com o Corinthians e pode no máximo empatar.
Se isso acontecer, o Ceará, com 11 vitórias, no máximo seria igualado neste critério na última rodada, mas os superaria no saldo de gols, caso todos cheguem aos 44 pontos.
O saldo do Vovô é de -3, do Santos -11 e do Inter é -13 e do Fortaleza é -14.
O cenário também permite que o Vovô encerre a Série A contra o Palmeiras sonhando com uma vaga na Sul-Americana.
E como entra no Z4?
Claro que o torcedor do Vovô não quer isso, mas precisa ser alertado da possibilidade. O Ceará entrará no Z4 ao fim da rodada se perder para o Flamengo, e três times vencerem: Vitória contra o Bragantino, Santos contra o Juventude e Inter diante do São Paulo, todos como visitante.
O Ceará teria 43, Vitória 45, Santos e Inter, 44.
O cenário faria o Vovô começar a rodada final na zona – a única vez no campeonato! – e precisaria de pontos contra o Palmeiras no Castelão para escapar.
E o cenário do ‘Meio Termo’?
O Ceará pode ter um cenário favorável mesmo com uma derrota. É paradoxal, mas é. Se Santos, Fortaleza e Inter perderem seus jogos, a chance do Ceará permanecer na Série A com um empate diante do Palmeiras é imensa, pelo já citado saldo de gols do Vovô, bem maior que de ambos.
