Governo do Ceará entrega tratores a associações e impulsiona agricultura familiar em nove municípios

Investimento de R$ 1,9 milhão fortalece produção, renda e mecanização agrícola no interior do estado.

Entrega de trator a associações da agricultura familiar durante solenidade realizada no pátio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA). Foto: Ascom/SDA

Nove tratores agrícolas foram entregues, nesta sexta-feira (5), a associações de agricultores familiares de nove municípios cearenses, em solenidade realizada no pátio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA). A ação integra a Política de Incremento e Modernização da Atividade Agrícola do Governo do Ceará e contou com investimento de R$ 1,9 milhão.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, destacou que a entrega representa um avanço significativo para a produção agrícola local e para a qualidade de vida no campo. “Estamos entregando esses nove tratores para associações da agricultura familiar de nove municípios do Ceará. Isso contribui para que nossos agricultores possam produzir mais, trabalhar em condições mais confortáveis e ampliar a produção e a renda. Entregar os tratores é trazer mais dignidade ao agricultor e à agricultora familiar do Ceará e reforçar a necessidade de aprovar cada vez mais projetos voltados para a agricultura familiar no estado”, afirmou.

Os equipamentos são provenientes de emenda parlamentar da deputada federal Luizianne Lins e foram destinados a associações dos municípios de Poranga, Tamboril, Tianguá, Jaguaretama, Santa Quitéria, Caucaia, Paramoti, Monsenhor Tabosa e Jaguaruana.

Representante do Conselho Comunitário do Figueiredo, em Jaguaruana, o agricultor familiar Francisco Gesomar da Rocha ressaltou o impacto direto da entrega.
“Estamos recebendo uma máquina que vai beneficiar cerca de 270 famílias. Isso é de uma importância muito grande para a nossa comunidade. O equipamento vai arar a terra e nos ajudar muito mesmo”, frisou.

Para os povos indígenas, a entrega dos tratores também representa avanço na produção de alimentos saudáveis e no fortalecimento da agricultura familiar, destacou a liderança do Povo Tabajara das Serras das Matas, em Monsenhor Tabosa, Luiza Canuto. “Estamos aqui na SDA com muita alegria para receber esse grande benefício, que significa tanto para agricultores e agricultoras familiares quanto para o povo indígena, contribuindo para o fortalecimento e o desenvolvimento da agricultura familiar. Já estávamos esperando esse trator para trabalhar”, afirmou, em tom descontraído.

Mecanização agrícola

Instituída em 2021, a Política de Incremento e Modernização da Atividade Agrícola, prevista na Lei Estadual nº 17.609/21, tem como objetivo a ampliação das áreas cultivadas no Ceará, por meio da disponibilização de insumos tecnológicos que tornem o processo agrícola mais rápido, eficiente e econômico, com consequente aumento da produtividade.

Integrante da Direção Nacional do MST no Ceará, Keila Lima destacou a importância da mecanização para os assentamentos da reforma agrária. “Recebemos os tratores com muita felicidade. Eles vão contribuir diretamente para o desenvolvimento dos assentamentos, sendo dois destinados a Tamboril e Santa Quitéria, permitindo que os assentados avancem ainda mais na produção”, concluiu.

Compartilhar este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *