A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) avança com uma obra de ampliação e modernização do sistema de abastecimento de água da vila de Jericoacoara, um dos principais destinos turísticos do Ceará e do Brasil. A intervenção vai beneficiar moradores, comerciantes e turistas, fortalecendo a infraestrutura hídrica da região e acompanhando o crescimento urbano e o aumento da demanda turística.
A obra envolve a ampliação do sistema existente e a implantação de tecnologia de tratamento de alto desempenho, com foco na eficiência contínua da qualidade da água produzida. Todo o processo atende aos padrões de potabilidade exigidos pela legislação vigente, assegurando maior segurança no abastecimento e melhoria permanente do serviço.
O projeto contempla a ampliação da captação por meio de poços subterrâneos, implantação de adutoras de água bruta, estação de tratamento de água, estações elevatórias, reservatórios, adutora de água tratada, além da substituição e ampliação da rede de distribuição e das ligações prediais. Após a análise de alternativas técnicas, foi definida a utilização da osmose reversa na Estação de Tratamento de Água, por meio de um sistema compacto, modular e eficiente.
A adoção da osmose reversa garante maior segurança na água produzida, independentemente das variações na qualidade da água bruta, além de oferecer facilidade operacional e menor necessidade de intervenção manual. O sistema foi projetado para assegurar eficiência, confiabilidade e sustentabilidade, especialmente em períodos de maior demanda.
Atualmente, a obra está com 75% de execução e tem previsão de conclusão para o mês de novembro. O investimento total é de R$ 54,5 milhões e deve beneficiar cerca de 14 mil pessoas, considerando a população fixa e flutuante, principalmente nos períodos de alta estação turística.
O presidente da Cagece, Neuri Freitas, acompanhou o andamento dos trabalhos e destacou que a intervenção atende a uma demanda crescente da região.
“Essa obra surge pela crescente demanda da vila de Jericoacoara. Com o aumento exponencial de visitantes, faz-se necessária a intervenção, evitando possíveis transtornos de falta de água, sobretudo nos meses de alta estação”, afirmou.
Segundo o gerente da Unidade de Negócio Bacia do Acaraú e Coreaú, Francis Clay, o impacto do investimento vai além da infraestrutura.
“É um investimento da Cagece que vai impactar diretamente na saúde e na qualidade de vida na vila de Jericoacoara, garantindo água tratada com alto padrão de qualidade, mais segurança para moradores e comerciantes e melhores condições para receber turistas, fortalecendo o desenvolvimento sustentável da região”, destacou.
O andamento das obras também foi acompanhado pelo secretário estadual das Cidades, Zezinho Albuquerque, pelo prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Leandro Cesar, além de uma comitiva da Cagece formada pelo diretor de Unidades de Negócio do Interior, Carlos Salmito, pelo superintendente de Obras, Richard Brown, e outros gestores e gerentes da companhia.
Mais detalhes sobre o projeto podem ser conferidos no episódio 22 do programa “Que Obra é Essa?”, disponível no vídeo abaixo:
