Fortaleza receberá, entre fevereiro e março, mais de 20 ônibus novos para reforçar a frota do transporte coletivo. Os veículos foram adquiridos por empresas associadas ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e integram um acordo firmado com a Prefeitura de Fortaleza para a melhoria da mobilidade urbana, anunciado no fim de 2025.
Os novos ônibus começam a operar em 2026 e já serão incorporados ao sistema com a nova identidade visual do transporte coletivo da capital. O layout encontra-se em fase de aprovação e adequação técnica, considerando as especificidades dos modelos que serão incorporados à frota.
Os veículos trazem uma série de itens de conforto e acessibilidade, como ar-condicionado, câmeras internas que auxiliam no desembarque dos passageiros, elevadores para pessoas com deficiência, suspensão pneumática e entradas USB para recarga de celulares e outros dispositivos eletrônicos.
A iniciativa também contribui para a modernização ambiental do sistema, com a inclusão de ônibus mais novos e dotados de tecnologias que reduzem a emissão de gases poluentes. Atualmente, a frota cadastrada em Fortaleza conta com 80% de veículos no padrão Euro V e 16,6% no padrão Euro VI, que proporcionam redução de até 97% na emissão de material particulado e cerca de 90% nas demais emissões, como monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e hidrocarbonetos.
Com a renovação da frota e a adoção do novo padrão visual, a gestão municipal busca melhorar a experiência dos usuários e avançar na sustentabilidade do transporte urbano da capital.
