IDT projeta intermediar mais de 5 mil serviços autônomos até março

Instituto espera viabilizar, no primeiro trimestre, 5.100 serviços de profissionais como faxineiras, pedreiros, jardineiros, eletricistas e outros.

Trabalhadora autônoma realiza serviço de limpeza residencial, uma das categorias mais demandadas por meio da intermediação do IDT no Ceará. Foto: Divulgação/Ascom SET

Concretizar uma reforma em casa, viabilizar reparos necessários ou finalmente fazer a faxina adiada pode ser o ponto de partida para começar 2026 tirando planos do papel. Para isso, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) está preparado para apoiar tanto quem busca esses serviços quanto os trabalhadores que procuram ampliar sua clientela, oferecendo orientação profissional e oportunidades de capacitação.

A expectativa da instituição é intermediar, no primeiro trimestre deste ano, 5.100 serviços autônomos prestados por faxineiras, passadeiras, pedreiros, jardineiros, lavadeiras, eletricistas e diversas outras categorias cadastradas no banco do IDT. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o número representa um crescimento de 11,4%.

Segundo o presidente Raimundo Angelo, o Instituto atua para impulsionar a atividade ao longo de todo o ano. “A intenção é conectar e facilitar o acesso das pessoas à oferta e à procura por serviços, gerando renda e movimentando a economia”, afirma.

Mais de 21 mil serviços em 2025

Ao longo de 2025, o IDT atuou como ponte entre trabalhadores e contratantes em 21.437 serviços autônomos realizados no Ceará. A movimentação gerou um volume financeiro superior a R$ 3,2 milhões, valor que fica integralmente com os profissionais, já que a intermediação do IDT é gratuita.

Além da intermediação, o órgão promove ações de qualificação para aprimorar a qualidade dos serviços prestados e ampliar as oportunidades de trabalho e geração de renda. Entre as iniciativas está o projeto Incluir+, desenvolvido em parceria com a Secretaria do Trabalho (SET). Os cursos são definidos conforme a demanda do mercado e têm foco na formação profissional voltada à inclusão socioprodutiva.

Como se cadastrar e oferecer serviços

Os interessados em atuar como autônomos podem baixar o aplicativo Tem Trabalho e realizar o cadastro ou procurar diretamente uma das unidades do IDT. O processo inclui entrevista e participação em uma palestra explicativa, que aborda temas como o conceito de trabalho autônomo, qualidade na prestação de serviços e postura profissional.

Como solicitar um serviço

Quem deseja contratar pode utilizar o app Tem Trabalho, disponível para iOS e Android, que garante atendimento rápido e seguro, com profissionais verificados e qualificados. As solicitações também podem ser feitas pelo WhatsApp (85) 98766.1853 ou pelo portal www.idt.org.br, onde está disponível a tabela de valores referenciais para serviços autônomos.

Compartilhar este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *