A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), uma das principais estratégias de prevenção de doenças graves, como os cânceres de colo do útero, ânus, pênis, vulva e orofaringe, além de verrugas genitais.
Atualmente, a vacina contra o HPV é ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas e meninos de 9 a 14 anos, além de pessoas imunossuprimidas com idade entre 9 e 45 anos. De forma excepcional, porém, o município ampliou temporariamente o público-alvo.
Até o mês de junho deste ano, adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante poderão ser vacinados em Eusébio. A iniciativa tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e garantir maior proteção à população.
Na rotina do SUS, a vacina contra o HPV é aplicada em dose única. Para os grupos imunossuprimidos, o esquema vacinal é diferenciado, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Para se vacinar, basta procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, levando um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. A Prefeitura de Eusébio destaca que segue investindo em ações de prevenção e promoção da saúde, ampliando o acesso à imunização e contribuindo para mais qualidade de vida da população.
