Cerapió 2026 larga em Aracati e impulsiona turismo em cinco cidades do Nordeste

Rally abre os campeonatos brasileiros da modalidade, percorre Ceará e Piauí e deve movimentar cerca de R$ 8 milhões na economia regional.

Piloto enfrenta trilha em área de mata durante prova do Rally Cerapió, que em 2026 terá largada em Aracati e percorrerá cidades do Ceará e do Piauí. Foto: Divulgação

Aracati, no litoral leste do Ceará, sediará a largada do Cerapió 2026. Em sua 39ª edição, o tradicional rally fará o roteiro Ceará–Piauí, com chegada em Teresina, conectando litoral, sertão e serra em um percurso de cerca de mil quilômetros. A partir do dia 25 de janeiro, pilotos e navegadores de diversas regiões do país começam a se concentrar no complexo turístico em torno da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, com programação que inclui visita às falésias de Canoa Quebrada e, no dia 26, apresentação da equipe Força e Ação, aberta ao público.

A largada oficial ocorre no dia 27, com destino a Canindé (CE). No dia seguinte, 28, o rally chega a Sobral. Em seguida, o trajeto avança pelo Piauí, com paradas em Piracuruca e Piripiri, antes da chegada final em Teresina, no dia 30.

O Cerapió abre o Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade e o Campeonato Brasileiro de Enduro, com chancela da CBM e da CBA. A prova reúne competidores nas modalidades de motos, carros 4×4, carros expedição, quadriciclos, UTVs e big-trails.

Segundo o CEO da Radical Produções, organizadora do evento, Erlich Cordão, a escolha por Aracati como sede da largada reforça o propósito de valorizar destinos fora do circuito tradicional do turismo.
“Um dos propósitos do Cerapió é incentivar o turismo em locais que não são conhecidos e tampouco explorados pelos brasileiros. Queremos mostrar, a cada ano, os potenciais do Nordeste, proporcionar experiências reais no litoral e no sertão, expondo um Brasil que os brasileiros não conhecem”, afirma. Para ele, Aracati simboliza essa conexão entre litoral e sertão.

A prefeita de Aracati, Roberta de Bismarck, destaca o impacto econômico do evento durante os três dias de concentração na cidade. “Estamos preparados para receber grandes eventos, pois defendemos que esporte, turismo e economia caminham juntos. O rally movimentará hotéis, restaurantes, comércio e serviços, além de gerar visibilidade qualificada para o nosso destino — praias, centro histórico e identidade cultural. Trabalhamos de forma integrada para garantir logística, segurança, mobilidade e uma boa experiência para pilotos, equipes, imprensa e visitantes”, afirma.

Conhecida por suas falésias, dunas e mar aberto, Aracati tem em Canoa Quebrada sua principal referência turística e esportiva. O município também preserva forte vínculo com o rio Jaguaribe e a cultura sertaneja, presentes em tradições locais, artesanato e festas populares. Praias como Majorlândia, Quixaba e Retirinho mantêm ritmo mais tranquilo e ampliam a diversidade do destino.

Para o secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, o Cerapió amplia a visibilidade do estado.
“O rally reforça o Ceará no cenário esportivo e turístico nacional e internacional. O evento gera impacto econômico direto e movimenta hotelaria, gastronomia e serviços. A largada no litoral permite iniciar a prova em um cenário de praia, com trechos de areia que garantem diversidade técnica logo nas primeiras etapas, antes de avançar para o sertão e a serra”, ressalta.

Ao longo dos seis dias de evento, o Cerapió deve movimentar cerca de R$ 8 milhões, distribuídos pelas cidades onde haverá pernoite.


Programação – 39º Cerapió

ARACATI – 25 a 27/01
Complexo turístico em torno da Igreja Matriz

  • 25 e 26/01 – Credenciamento
  • 26/01 – Credenciamento, briefing e largada promocional
  • 27/01 – Largada oficial para a primeira etapa: Posto Petrobras CE-040

CANINDÉ – 27/01

  • Chegada e largada: Estátua de São Francisco da Palmácia (Av. Salustiano Ribeiro Guimarães, 12 – Bica, Palmácia – CE)
  • Briefing: 19h – Auditório da Pousada Franciscana (Praça Frei Aurélio, 914 – Centro, Canindé – CE)

SOBRAL – 28/01

  • Chegada e largada: Arena Aeroporto (Tv. do Canal, 53 – Coração de Jesus, Sobral – CE)
  • Briefing: 19h – Centro de Convenções de Sobral (Av. Dr. José Arimatheia Monte e Silva, 300 – Junco, Sobral – CE)

PIRACURUCA – (Moto e Expedição) – 29/01

  • Chegada: Praça do Patronato Irmãos Dantas (Av. Nossa Senhora de Fátima, 1105 – Centro, Piracuruca – PI)
  • Largada: Igreja Matriz (Rua João Martinho)
  • Briefing: 19h – Auditório Profª Lurdinha Brandão (Av. São Vicente de Paula, BR-343)

PIRIPIRI – (Carros 4×4, Moto Rally, Quadriciclo e UTV) – 29/01

  • Largada: Posto Petecas – BR-343 Km 168 (Rua João Ximenes, 119 – Petecas, Piripiri – PI)

TERESINA – 30/01/2026

  • Chegada: Arena Teresina Shopping (Av. Raul Lopes, 1000 – Noivos)
  • Festa de premiação: 20h30 – Espaço de Eventos do Teresina Shopping (entrada pelo estacionamento coberto)

O 39º Rally Cerapió tem patrocínio máster do Consórcio Honda, Ministério do Turismo – Governo do Brasil, Do Lado do Povo Brasileiro. Conta ainda com patrocínio da GWM, Governo do Piauí, Secom, Governo do Ceará (Setur) e Sebrae.

Apoio: Reron e Teresina Shopping.
Apoio institucional: Prefeituras de Aracati, Canindé, Sobral, Piracuruca e Teresina.
Supervisão: Federações de Motociclismo do PI e CE / CBM; Federações de Automobilismo do PI e CE / CBA.
Organização: ABR.
Realização: Radical Produções.

Compartilhar este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *