A Prefeitura de Jaguaretama, no Vale do Jaguaribe, no Ceará, anunciou nesta terça-feira (20) o cancelamento do Carnaval de 2026. A decisão foi motivada pela “grave situação de seca” enfrentada pelo município e pela morte do secretário de Infraestrutura e Urbanismo, José Abílio Rodrigues Xavier, ocorrida em 16 de janeiro.
Em publicação nas redes sociais, o prefeito Marcos Cunha (PSB) destacou que a cidade já havia declarado situação de emergência nas áreas afetadas pela estiagem ainda em 2025. Segundo ele, o quadro tende a se agravar diante da previsão de um “inverno irregular e fraco” para este ano.
Diante desse cenário, a gestão municipal avaliou ser necessário suspender as festividades carnavalescas para redirecionar recursos. A prioridade, conforme o prefeito, será concentrar os investimentos em ações de enfrentamento à seca, como a contratação de maquinários, além da construção de poços profundos e adutoras para atender a população da região.
Ver essa foto no Instagram
Cancelamento em Tauá
Jaguaretama não é o único município cearense a adotar a medida. A Prefeitura de Tauá, no Sertão dos Inhamuns, também anunciou o cancelamento da programação do Carnaval de 2026.
Sob a gestão da prefeita Patrícia Aguiar (PSD), o Executivo municipal justificou a decisão como uma forma de buscar “equilíbrio financeiro” e priorizar áreas essenciais, como saúde e educação.
“Realizar um evento de grande porte neste momento não seria compatível com a nossa meta de manter as contas em dia e os investimentos em áreas prioritárias”, informou a Prefeitura de Tauá em postagem nas redes sociais publicada em 5 de janeiro.
