O data center da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) vem se consolidando como um dos principais hubs de conectividade do Brasil ao atrair grandes fornecedores globais de conteúdo digital. Netflix, TikTok, Google, Globo, Amazon, Microsoft e Meta estão entre os 896 provedores conectados ao Ponto de Troca de Tráfego da Internet no Brasil (IX.br), instalado na infraestrutura da estatal cearense.
Por meio do IX.br, empresas de conteúdo, provedores de internet e operadoras trocam dados diretamente entre suas redes, sem a necessidade de roteamento por servidores internacionais. O modelo reduz custos, diminui a latência e melhora significativamente a velocidade e a qualidade da navegação para usuários brasileiros.
A conexão direta ao IX.br Fortaleza permite que o tráfego local seja processado na própria capital cearense, tornando a comunicação mais eficiente. Favorecida por sua posição geográfica estratégica — Fortaleza é ponto de entrada e saída de cabos submarinos que ligam o Brasil a outros continentes —, a estrutura da Etice tornou-se o segundo maior ponto de interconexão de internet do país, atrás apenas de São Paulo.
Interligado ao restante do Brasil por uma robusta rede de fibra óptica, o data center da Etice garante acesso rápido e seguro a serviços nacionais e internacionais. Para ampliar essas vantagens, a empresa planeja a expansão da unidade, com investimentos em infraestrutura, tecnologia e na obtenção de certificação internacional na linha Tier, concedida pelo Uptime Institute. O selo avalia critérios como confiabilidade, redundância e disponibilidade, funcionando como diferencial competitivo e reforço à credibilidade operacional.
Com fornecimento estável de energia elétrica e sistemas avançados de refrigeração, o data center abriga os equipamentos do Cinturão Digital do Ceará (CDC), uma das maiores redes públicas de fibra óptica do país. O CDC conecta 139 municípios ao longo de 5.921 quilômetros, garantindo a comunicação entre órgãos do governo estadual, além de apoiar projetos públicos e ampliar o acesso à internet.
A relevância da infraestrutura levou o Observatório Nacional a escolher o data center da Etice para sediar um relógio atômico de césio, responsável pela referência primária de tempo no país. Mais preciso que o GPS e independente de satélites estrangeiros, o equipamento reforça a segurança e a soberania em operações financeiras, comerciais, aplicações em blockchain, redes 5G e sistemas críticos. O serviço será disponibilizado gratuitamente por meio do endereço ntp.ce.ix.br, em breve, com redundância em relação aos demais pontos do NTP.br.
Transformação digital
A infraestrutura de comunicação também viabiliza os serviços comercializados pela Etice, como computação em nuvem, backup, identificação biométrica e videomonitoramento, impulsionando a transformação digital em todo o estado.
A partir do data center, são acessados de forma rápida e segura 1.534 conteúdos e serviços do programa Ceará Digital, iniciativa do Governo do Estado que reúne soluções em 19 áreas de interesse público. Em 16 de dezembro de 2025, os serviços mais procurados foram as consultas ao Vale Gás Social, o cadastro de revendedores do Modo Fiscal Eletrônico e a Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Outro destaque é o programa Ceará Conectado, que oferece internet gratuita e de alta velocidade em espaços públicos. A iniciativa atende 137 municípios, em parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras, promovendo inclusão digital e democratização do acesso à informação.
O data center também hospeda o serviço de telefonia VoIP do Governo do Estado, que utiliza a infraestrutura do Cinturão Digital para integrar a comunicação entre órgãos públicos e com telefones externos. A solução assegura qualidade nas chamadas e gera economia ao reduzir significativamente os custos com ligações.
Data center – conceito
Um data center é uma instalação física projetada para abrigar e operar infraestrutura de tecnologia da informação, como servidores, sistemas de armazenamento, redes, energia e refrigeração. Seu objetivo é garantir o processamento e a disponibilização contínua de dados e aplicações, com altos níveis de segurança, redundância, disponibilidade e suporte a serviços críticos e em nuvem.
