O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta sexta-feira (12), um pacote de investimentos que ultrapassa R$ 309 milhões destinado à agricultura familiar cearense. O lançamento incluiu novos editais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e de Tecnologias Sociais para acesso à água no âmbito do Sertão Vivo; a assinatura de 241 termos de fomento do Projeto São José; o início da distribuição de sementes do Hora de Plantar para a safra 2025/2026; e a formalização de um Termo de Cooperação Técnico-Financeira com a Ematerce, também vinculado ao Sertão Vivo.
O evento, realizado no Parque de Exposições César Cals, em Fortaleza, contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz; da secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira; além de prefeitos e outras autoridades.
“É por isso que valorizo tanto o São José, o Sertão Vivo e outros projetos. Nós pulsamos pelos agricultores e agricultoras familiares. Tenho orgulho de poder dizer um dia: fui governador do Ceará e não esqueci de onde eu vim. Esses projetos existem para melhorar a vida do nosso povo. Viva os agricultores familiares do Ceará”, afirmou Elmano.
Os novos editais de ATER preveem a implantação de 1.000 cisternas de tratamento e reúso de água domiciliar; 1.514 cisternas de placas com capacidade de 16 mil litros para consumo humano; 750 cisternas calçadão de 52 mil litros com Safisp; e 203 cisternas escolares, também de 52 mil litros.
O secretário Moisés Braz destacou a importância das entregas. “Eu não teria dia mais festivo que o de hoje. Está sendo entregue ao povo do Ceará um grande investimento que vai ajudar muitos municípios e famílias. O mais importante é que o nosso povo está sendo cuidado. Seguiremos fazendo mais, com o Ceará crescendo e se desenvolvendo”, disse.
O Termo de Cooperação firmado com a Ematerce beneficiará 3.774 famílias em nove municípios da Serra da Ibiapaba: Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará. Pelo Projeto Sertão Vivo, também será garantida Assessoria Técnica Contínua (ATC) em 72 municípios, atendendo mais de 23 mil famílias.
Projeto São José
Os 241 projetos produtivos assinados nesta sexta beneficiarão mais de 8 mil agricultores em 104 municípios. Entre eles está Jaqueline Uchoa, produtora de Itatira, que destaca o impacto da iniciativa: “Ajuda bastante no nosso sustento e garante preço justo. Impacta a economia da minha família e da comunidade em geral”.
João Vandi, do Sítio Santo Antônio dos Alvos, em Tabuleiro do Norte, reforça a importância do apoio. “Temos um quintal produtivo e o projeto chegou para nos fortalecer. Melhora o dia a dia da comunidade e a vida de todos. É uma ajuda que veio em boa hora”, afirmou.
Os recursos do Projeto São José serão aplicados em mecanização agrícola, práticas produtivas inovadoras, construção de agroindústrias, energia solar, irrigação eficiente e gestão de empreendimentos, fortalecendo cadeias como apicultura, bovinocultura, fruticultura e caprinocultura.
Hora de Plantar
O evento também marcou o início das entregas das sementes do Programa Hora de Plantar para a safra 2025/2026. A ação beneficiará 180 mil agricultores em 182 municípios, com investimento de R$ 36 milhões.
