SEATTLE, 9 de setembro (AP) — Um garoto de 13 anos que, segundo a polícia, parecia estar obcecado por atiradores na escola foi preso sob acusações de porte ilegal de armas de fogo e ameaça após eles dizerem que encontraram postagens nas redes sociais sobre intenções de matar e apreenderam 23 armas e munições em sua casa.
O menino se declarou inocente de um total de cinco acusações, quatro delas crimes graves, no tribunal juvenil na segunda-feira, e foi ordenado que ele permanecesse detido.
Uma equipe da SWAT invadiu sua casa e o prendeu por volta da 1h da manhã de sábado, no Condado de Pierce, em Washington, ao sul de Seattle. Sua mãe disse a uma emissora de TV de Seattle que o filho não tinha intenção de machucar ninguém.
Rifles táticos foram fixados nas paredes e revólveres foram encontrados soltos por toda a casa. No quarto do menino — em uma mochila pesada sob um habitat de tartarugas — havia revistas estilo AR com textos que faziam referência a tiroteios em massa, incluindo o tiroteio de 1999 na Escola Secundária de Columbine, no Colorado, de acordo com uma declaração de causa provável do Gabinete do Xerife do Condado de Pierce.
Os investigadores disseram que também encontraram “o que parecia ser o rosto de um conhecido atirador em massa em um desenho rudimentar” e que, em postagens nas redes sociais datadas de junho, ele exibia armas e se vestia com trajes de antigos atiradores escolares. De acordo com a declaração de causa provável, uma postagem dizia: “Quando eu fizer 21 anos, vou matar pessoas”, e outra dizia: “Acabou! Minha hora está quase aqui!”
Uma investigação sobre seus pais continua, disse a xerife adjunta Carly Cappetto em um e-mail na terça-feira.
“Ainda estamos realizando entrevistas e, em última análise, caberá ao promotor decidir se irá acusar os pais por armazenamento e guarda indevidos de armas de fogo ou outros crimes que eles considerem apropriados”, escreveu ela em um e-mail na terça-feira.
As acusações do garoto incluem ameaça de explosão de bomba ou danos à propriedade, porte ilegal de arma de fogo e porte ilegal de fogos de artifício.
Segundo a lei de Washington, menores de 18 anos são proibidos de possuir armas de fogo, exceto em certas circunstâncias, incluindo caça, cursos de segurança com armas de fogo e competições de tiro. O armazenamento inseguro de uma arma de fogo também é crime, que se aplica quando uma pessoa impedida de possuir armas acessa uma e a utiliza em um tiroteio ou durante a prática de um crime, ou exibe a arma de fogo em local público de forma a intimidar ou causar alarme para a segurança de terceiros.
“Parecia que o suspeito tinha tudo pronto para cometer um incidente do tipo tiroteio em massa”, disse Cappetto. “Não se sabe quem ou o que seria o alvo pretendido, mas está claro que era uma questão de tempo até que um incidente trágico ocorresse.”
A mãe do menino, que compareceu à audiência, sugeriu em uma entrevista posterior que as postagens nas redes sociais eram uma tentativa de “ser legal” entre os colegas, informou a KOMO-TV.
Cappetto disse que o menino foi matriculado pela última vez no Distrito Escolar Franklin Pierce em 2021. Ele estava sendo educado em casa no momento de sua prisão, de acordo com a declaração de causa provável.
O tribunal agendou uma conferência pré-julgamento para 17 de setembro e uma revisão de detenção para 22 de setembro, informou o Gabinete do Promotor Público do Condado de Pierce em um e-mail.
