Início » TJCE divulga Programa Entrega Responsável em palestra sobre adoção na Comarca de Cascavel

TJCE divulga Programa Entrega Responsável em palestra sobre adoção na Comarca de Cascavel

Programa do TJCE garante amparo legal e segurança para gestantes interessadas em entregar filho para adoção

por gazetalitoranea.com.br
Do TJCE
Programa Entrega Responsável

O Programa Entrega Responsável, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), foi tema de palestra no 1º Colóquio – Semana Nacional da Adoção, realizado, na tarde desta quinta-feira (23/05), no Fórum da Comarca de Cascavel. A iniciativa considera o adequado atendimento e amparo legal a gestantes ou parturientes que manifestem desejo de entregar a filha ou o filho para adoção, garantindo a proteção integral da criança.

O servidor Deusimar Rodrigues, da Comissão Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do TJCE, foi responsável por apresentar o programa. “É necessário uma ação conjunta, envolvendo os órgãos do Sistema de Justiça e toda rede de proteção aos direitos da criança e do adolescente, para divulgar o direito da mulher de entregar seu filho para adoção, garantir esse direito e respeitar a manifestação da sua vontade”, destacou.

Segundo o “Entrega Responsável”, após o acolhimento familiar ou institucional, quando verificando que a mãe se mantém firme no propósito de entregar a filha ou o filho em adoção, a juíza ou juiz, no prazo de dez dias, respeitada a alta hospitalar da genitora e salvo restrições médicas, em audiência de ratificação, ouvirá a genitora ou ambos os genitores, se houver pai registral ou pai indicado. Caso a decisão seja confirmada, é iniciado o processo de adoção.

O evento contou ainda com palestra do juiz Bruno Leonardo Batista de Medeiros Santos, titular da 2ª Vara da Comarca de Cascavel, responsável pelos processos da Infância e Juventude, que abordou os preconceitos ligados à adoção. Já o juiz Vinícius Rangel, da 1ª Vara de Cascavel, tratou sobre a adoção tardia. Também participaram a promotora de Justiça Narjara Andrade, integrantes da rede a proteção à criança e adolescente do município de Cascavel, além de pretendentes à adoção.

banner

Saiba como Funciona
O acolhimento é feito por uma equipe da Vara da Infância e Juventude, responsável por processos cíveis de medidas protetivas, onde a mulher tem resguardada a sua privacidade. Caso ela esteja impossibilitada de comparecer ao Judiciário e busque auxílio para entregar seu filho à adoção, o Conselho Tutelar é acionado para preencher o formulário de atendimento inicial, agendando data para que ela converse com psicólogos e assistentes sociais.

A equipe psicossocial realizará entrevista, a fim de garantir a livre manifestação de vontade declarada, averiguando o histórico da gravidez e sua relação com a família extensa. Também deverá informar e consultar a mulher sobre seu direito ao sigilo quanto ao nascimento e à entrega do filho ou da filha, além de observar eventuais justificativas apresentadas para recusar o contato com familiares como forma de preservar o desejo dela.

Assistência
Após a entrevista com a gestante ou mãe, é apresentado um relatório a magistrada ou ao magistrado que encaminhará a mulher à rede pública de assistência social para atendimento especializado, caso haja expressa concordância da interessada. A unidade de saúde mais próxima será comunicada de que ela está sendo acompanhada pelo Programa Entrega Responsável da Vara da Infância e Juventude. Após a alta do recém-nascido, a maternidade deverá proceder a entrega para unidade ou instituição de acolhimento a um conselheiro tutelar, indicado pela unidade com competência para julgar os processos da Infância e Juventude.

Clique AQUI para conferir a Resolução nº 25/2021, do Órgão Especial do TJCE, que instituiu o Programa Entrega Responsável.

 

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Nossa missão é dar voz ao noticiário local, valorizar o conteúdo regional e promover o debate sobre os acontecimentos e fatos de interesse do litoral Leste cearense. Um panorama abrangente e imparcial sobre economia, cultura, política, cotidiano e muito mais.

©2024 Gazeta Litorânea. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Kyko Barros Media Services.

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00