Início » Prefeitura de Fortaleza apoia municípios da região metropolitana com estudo preliminar para o encerramento dos lixões

Prefeitura de Fortaleza apoia municípios da região metropolitana com estudo preliminar para o encerramento dos lixões

A reunião contou com a presença de secretários e técnicos dos municípios Guaiúba, Chorozinho, Horizonte, Itaitinga, Maranguape, Ocara e Pacajus

por gazetalitoranea.com.br
27 visualizações Da Prefeitura de Fortaleza
ACFor apresenta estudo preliminar para o encerramento dos lixões

Nessa terça-feira (29/7), a Agência de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental de Fortaleza (ACFor) apresentou ao Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana B (CPMRS/RMB) o estudo preliminar para o encerramento dos lixões. O CPMRS/RMB é composto pelos municípios Guaiúba, Chorozinho, Horizonte, Itaitinga, Maranguape, Ocara e Pacajus. A reunião técnica ocorreu no auditório da ACFor, com a presença de secretários e técnicos dos municípios consorciados, além da presidente do consórcio e prefeita de Guaiúba, Izabella Teixeira, e do superintendente do consórcio, Elano Damasceno.

O conselheiro presidente da ACFor, Paulo Henrique Lustosa, apresentou o estudo, que propõe a destinação final adequada dos rejeitos gerados nesses municípios, aliada a estratégias de coleta seletiva e ao aproveitamento de infraestruturas existentes. Para isso, o plano sugere o encerramento dos lixões, a redução de custos, otimização de logística, redução de impacto ambiental e melhoria na gestão de resíduos.

Após a apresentação, os municípios vão dar início às tratativas internas para avaliar e implementar a proposta, que já possui um cronograma pré-definido.

“É muito importante a gente ter a união dos municípios, através do consórcio da região metropolitana, para que nós possamos efetivar as políticas públicas de meio ambiente. Implementar esse conjunto de medidas, que inclui a coleta seletiva e a logística reversa, para que a gente possa, de fato, erradicar os lixões e realizar o melhor tratamento dos manejos de resíduos sólidos. Nós vamos ser modelo para todo o Estado e, quem sabe, para o país”, declarou a prefeita de Guaiúba e presidente do CPMRS/RMB, Izabella Fernandes.

Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos (CPMRS/RMB)

Criado em 2018, o Consórcio tem o objetivo de buscar soluções integradas para atender às necessidades da população e contribuir para a preservação ambiental.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00