A praia da Caponga, no município de Cascavel, será palco de um dos eventos mais aguardados do litoral cearense: a XXVII edição da Regata de Jangadas da Caponga Praia Esportiva. Reconhecida como o maior evento esportivo do litoral leste do Estado, a tradicional competição reúne atletas, moradores e visitantes em uma verdadeira celebração da cultura marítima e de esportes de praia.
A edição deste ano acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de agosto e contará com uma programação diversificada, que vai muito além da famosa disputa entre jangadas. Ao longo dos três dias de evento, o público poderá conferir uma série de competições esportivas como surf, futevôlei, vôlei de praia, beach tennis e beach soccer, além de atrações musicais com artistas locais e regionais. Espaços interativos para futmesa e frescobol também estarão disponíveis para competidores e visitantes, garantindo entretenimento para todas as idades.
A sexta-feira (22) será dedicada aos alunos das escolas da região, com atividades voltadas para integração e vivência esportiva. Além disso, a arena montada na praia de Águas Belas receberá as primeiras competições de beach tennis, vôlei, futevôlei, futmesa e futebol de areia, que seguirão também no sábado (23). Ao final da tarde, o espaço contará com apresentações musicais abertas ao público.
No sábado, a programação segue com diversas atividades simultâneas na Caponga, como aulas de surf, surf adaptado e o campeonato de surf promovido pelo projeto Surf Escola. Também haverá passeio de jangada gratuito ao longo do dia e uma travessia de kitesurf partindo de Águas Belas com chegada na Caponga. O final da tarde será marcado por uma aula de zumba e, à noite, a programação musical continua com atrações na praia da Caponga.
Encerrando o evento no domingo (24), acontece a aguardada Regata de Jangadas, ponto alto da programação, logo no início da manhã. Este ano, a regata será dividida em duas baterias: a primeira, intitulada Caponga e Águas Belas: um só destino, reunirá embarcações de porte médio oriundas de localidades entre o Balbino e a Praia Nova, destacando a união e a proximidade entre as duas praias. Já a segunda bateria, chamada Rota das Falésias, contará com embarcações que vêm de pontos mais distantes do litoral, desde Aquiraz até Icapuí, reforçando o alcance regional da competição e valorizando a tradição jangadeira do Ceará. Ao longo do dia, atrações musicais dão o tom da festa de encerramento.
A expectativa é de que a edição 2025 atraia milhares de pessoas à Caponga, impulsionando o turismo, aquecendo a economia local e consolidando a regata como um dos principais eventos de valorização das tradições do litoral cearense.